quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Adventismo no Mundo (I)

Existem atualmente no mundo moderno 12 formas de religião: cristianismo, judaísmo, hinduísmo, budismo, zoroastrismo, xintoísmo, monoteísmo, taoísmo, maometismo, confucionismo, jainismo e satanismo. Essas doze religiões têm exercido notável influência na história mundial, e estão representadas pelos 12 discípulos de Jesus. O satanismo representa Judas Iscariotes, o discípulo que traiu o Mestre, e foi substituído por Matias, que está representado pelo Movimento religioso do Adventismo.

A igreja adventista do sétimo dia, apesar de ter surgido de um grande desapontamento, tem fundamento profético com base no capítulo dez de Apocalipse. Essa igreja é descrita como um anjo com um livrinho aberto na sua mão, que está representado pelo livro do profeta Daniel, através do qual, o pregador da igreja batista, Guilherme Miller, encontrou um marco histórico-profético de um período de 2.300 dias/anos (Daniel 8: 14). Esse marco histórico teve como ponto de partida a promulgação do decreto do rei Artaxerxes, da antiga Pérsia, em 457 antes de Cristo, determinando a reconstrução de Jerusalém (Esdras 7: 12-26), que foi destruída por Nabucodonosor, em 586 a.C., culminando em 1844.

Ao expirar este grande período profético, o “Santuário”, segundo Daniel, deveria ser purificado. Miller e seus companheiros entenderam que a purificação do “Santuário” seria o segundo advento de Cristo. Então, naquele dia 23 de outubro de 1844, cerca de 50 mil pessoas se reuniram em determinado lugar da América do Norte, esperando, com cânticos, o aparecimento de Jesus, nas nuvens do Céu. Mas, Jesus não apareceu! Foi grande o desapontamento, para cumprir-se a “amargura” ou “amargor” sentido por João do Apocalipse com a mastigação do livrinho que recebera da mão do anjo (Apoc. 10: 6-10).

Nenhum comentário: